tag:blogger.com,1999:blog-8186034756603272802024-03-07T20:05:53.402-08:00MatemáticaMatemáticahttp://www.blogger.com/profile/01117452515472554233noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-818603475660327280.post-35037713069363112682010-08-23T14:58:00.001-07:002010-08-23T14:58:38.130-07:00PlanejamentoPROFESSORA ROSILÂNGELA A. SCHUVINSKI RICKEN<br />
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PLANEJAMENTO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA<br />
<br />
TURMAS: 7º E 8º ANO<br />
<br />
TURNO: MATUTINO<br />
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Criciúma, março de 2010<br />
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Planejamento Matemática<br />
<br />
Turmas: 7º e 8º ano<br />
<br />
Turno: Matutino<br />
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Objetivos gerais:<br />
<br />
Proposta Curricular Da Rede Municipal De Criciúma<br />
<br />
A concepção Histórico-Cultural de que a Matemática é uma forma de pensamento humano por se constituir de um corpo de conhecimento com certas especificidades é indicadora para estabelecermos os seguintes objetivos para a sua presença no currículo escolar:<br />
<br />
<br />
<br />
- desenvolvimento intelectual e processo de hominização;<br />
<br />
<br />
<br />
- como instrumento de pensamento para a compreensão e transformação da realidade social;<br />
<br />
<br />
<br />
- estabelecimento de procedimentos de ações reflexivas, que articulem idéias aritméticas/geométricas/algébricas e raciocínios (intuição e dedução), para o entendimento das situações que se apresentam no cotidiano e do próprio conhecimento matemático.<br />
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<br />
<br />
7ºano<br />
<br />
Objetivo específico (1º trimestre)<br />
<br />
· Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamento e trocas na base 10 e princípio do valor posicional;<br />
<br />
· Identificar a localização de números naturais na reta numérica;<br />
<br />
· Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens;<br />
<br />
· Efetuar cálculos com números naturais, envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação);<br />
<br />
· Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significações das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação);<br />
<br />
· Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com as suas planificações;<br />
<br />
· Construir o conceito de contorno;<br />
<br />
· Pesquisar sobre a classificação dos contornos;<br />
<br />
· Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medidas convencionais ou não (comprimento, superfície e volume);<br />
<br />
· Resolver problemas significativos utilizando unidades de medidas padronizadas (cálculo de perímetro, área, volume);<br />
<br />
· Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não-retos.<br />
<br />
Conteúdo<br />
<br />
· Números naturais;<br />
<br />
· Formas geométricas espaciais (tridimensionais);<br />
<br />
· Formas geométricas planas (bidimensionais);<br />
<br />
· Contorno de figuras planas;<br />
<br />
· Classificação dos contornos;<br />
<br />
· Perímetros;<br />
<br />
· Áreas;<br />
<br />
· Volumes;<br />
<br />
· Ângulos.<br />
<br />
<br />
<br />
Objetivo específico (2º trimestre)<br />
<br />
· Dar significados aos números inteiros e às operações envolvendo esses números;<br />
<br />
· Identificar e registrar a localização de números inteiros na reta numérica;<br />
<br />
· Comparar números inteiros;<br />
<br />
· Efetuar cálculos com números inteiros, envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e expressões numéricas);<br />
<br />
· Resolver problema com números inteiros, envolvendo diferentes significações das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação);<br />
<br />
· Interpretar informações por meio de coordenadas cartesianas (pares ordenados);<br />
<br />
· Reconhecer as diferentes representações de um número racional;<br />
<br />
· Identificar a localização de números racionais na reta numérica;<br />
<br />
· Identificar frações equivalentes;<br />
<br />
· Efetuar cálculos com números racionais, envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação);<br />
<br />
· Resolver problema com números racionais, envolvendo diferentes significações das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).<br />
<br />
<br />
<br />
Conteúdo<br />
<br />
· Números inteiros;<br />
<br />
· Operações com números inteiros (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação: número inteiro na base e número natural no expoente);<br />
<br />
· Expressões numéricas com números inteiros;<br />
<br />
· Pares ordenados;<br />
<br />
· Números racionais: frações, números decimais e porcentagens;<br />
<br />
· Comparação de números racionais;<br />
<br />
· Frações equivalentes;<br />
<br />
· Operações com números racionais.<br />
<br />
<br />
<br />
Objetivo especifico (3º trimestre)<br />
<br />
· Introduzir a linguagem algébrica associada naturalmente a situações significativas;<br />
<br />
· Construir os usos e as regras dessa linguagem;<br />
<br />
· Reconhecer uma expressão algébrica;<br />
<br />
· Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica;<br />
<br />
· Identificar e resolver uma equação do 1º grau;<br />
<br />
· Utilizar equações para representar e resolver problemas;<br />
<br />
· Ampliar o significado de porcentagens, suas formas de registro e cálculo;<br />
<br />
· Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas.<br />
<br />
Conteúdos<br />
<br />
· Expressões algébricas;<br />
<br />
· Expressões algébricas equivalentes;<br />
<br />
· Valor numérico de uma expressão algébrica;<br />
<br />
· Equação do 1º grau;<br />
<br />
· Resolução de equações do 1º grau – Explorando a idéia de equilíbrio e com o uso das operações inversas;<br />
<br />
· Porcentagem;<br />
<br />
· Proporcionalidade.<br />
<br />
<br />
<br />
8º ano<br />
<br />
Objetivos específicos (1º trimestre)<br />
<br />
<br />
<br />
· Dar significados aos números inteiros e às operações envolvendo esses números;<br />
<br />
· Efetuar cálculos com números inteiros, envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e expressões numéricas);<br />
<br />
· Resolver problema com números inteiros, envolvendo diferentes significações das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação);<br />
<br />
· Interpretar informações por meio de coordenadas cartesianas (pares ordenados);<br />
<br />
· Compreender as sucessivas ampliações dos conjuntos numéricos como criações dos homens em resposta aos problemas surgidos;<br />
<br />
· Classificar números já conhecidos;<br />
<br />
· Reconhecer número irracional;<br />
<br />
· Reconhecer que os números racionais não preenchem a reta;<br />
<br />
· Estender o campo numérico ao conjunto dos números reais;<br />
<br />
· Ordenar números reais;<br />
<br />
· Reconhecer que as operações adição, subtração, multiplicação e divisão em Q, são possíveis em R.<br />
<br />
<br />
<br />
Conteúdo<br />
<br />
· Números inteiros;<br />
<br />
· Pares ordenados;<br />
<br />
· Conjuntos numéricos: dos naturais aos reais.<br />
<br />
<br />
<br />
Objetivo específico (2º trimestre)<br />
<br />
· Introduzir a linguagem algébrica associada naturalmente a situações significativas;<br />
<br />
· Construir os usos e as regras dessa linguagem;<br />
<br />
· Reconhecer uma expressão algébrica;<br />
<br />
· Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica;<br />
<br />
· Reconhecer monômios, identificando o coeficiente e a parte literal;<br />
<br />
· Operar com monômios;<br />
<br />
· Reconhecer polinômios e reduzir termos semelhantes;<br />
<br />
· Operar com polinômios;<br />
<br />
· Identificar produtos notáveis como produtos especiais e utilizá-los como facilitadores de cálculos numéricos e algébricos;<br />
<br />
· Reconhecer e desenvolver o quadrado da soma de dois termos;<br />
<br />
· Reconhecer e desenvolver o quadrado da diferença de dois termos;<br />
<br />
· Reconhecer e calcular o produto da soma pela diferença de dois termos;<br />
<br />
· Reconhecer a forma fatorada de uma expressão;<br />
<br />
· Fatorar uma expressão, colocando o fator comum em evidência.<br />
<br />
<br />
<br />
Conteúdo:<br />
<br />
· Expressões algébricas;<br />
<br />
· Valor numérico de uma expressão algébrica;<br />
<br />
· Monômios;<br />
<br />
· Polinômios;<br />
<br />
· Calculo algébrico;<br />
<br />
· Produtos notáveis.<br />
<br />
<br />
<br />
Objetivos específicos (3º trimestre)<br />
<br />
· Identificar sistemas lineares como uma linguagem algébrica adequada à descrição de situações da realidade e à sua resolução;<br />
<br />
· Determinar o valor das incógnitas, em um sistema de equações de 1º grau;<br />
<br />
· Representar e resolver uma situação problema, utilizando um sistema de equação de 1º grau,<br />
<br />
· Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com as suas planificações;<br />
<br />
· Construir o conceito de contorno;<br />
<br />
· Pesquisar sobre a classificação dos contornos;<br />
<br />
· Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medidas convencionais ou não (comprimento, superfície e volume);<br />
<br />
· Resolver problemas significativos utilizando unidades de medidas padronizadas (cálculo de perímetro, área, volume);<br />
<br />
· Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não-retos.<br />
<br />
<br />
<br />
Conteúdo<br />
<br />
· Sistemas de equações;<br />
<br />
· Formas geométricas espaciais (tridimensionais);<br />
<br />
· Formas geométricas planas (bidimensionais);<br />
<br />
· Contorno de figuras planas;<br />
<br />
· Classificação dos contornos;<br />
<br />
· Perímetros;<br />
<br />
· Áreas;<br />
<br />
· Volumes;<br />
<br />
· Ângulos.<br />
<br />
<br />
<br />
Metodologia<br />
<br />
O trabalho para a aprendizagem do aluno se baseia na concepção Histórico- Cultural. Nesta visão, alunos e professores constroem junto o conhecimento em sala de aula, por meio de uma relação interdependente, apoiada no interesse e na participação ativa dos alunos e da atuação do professor como medidor entre os alunos e o conhecimento social e historicamente construído.<br />
<br />
<br />
<br />
Recursos didáticos<br />
<br />
· Pesquisas bibliográficas em livros, revistas, internet;<br />
<br />
· Textos diversos referentes aos conteúdos citados;<br />
<br />
· Livro didático;<br />
<br />
· Multimeios: televisão, DVD;<br />
<br />
· Vídeos diversos referentes aos conteúdos citados;<br />
<br />
· Quadro de giz e quadro branco.<br />
<br />
<br />
<br />
Avaliação<br />
<br />
Na concepção Histórico- Cultural o processo de avaliação é processual e não deve ser encarada como fechamento, mas como início de processo. Será um trabalho contínuo e permanente, que deverá levar em conta, os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, sendo corresponsabilidade de todos os sujeitos envolvidos.Matemáticahttp://www.blogger.com/profile/01117452515472554233noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-818603475660327280.post-75338574677994965522010-08-23T14:43:00.000-07:002010-08-23T14:43:13.406-07:00Matrizes<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><br />
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